O que é EFT?

Método de resolução de questões emocionais, físicas e de desempenho.

EFT -Emotional Freedom Techniques ou Tapping, em português, Técnicas de Liberação Emocional, trata-se de uma terapia, conhecida também como “acupuntura emocional sem agulhas”, por utilizar o sistema de meridianos chinês como pontos para sutis batidas (tapping) com os dedos, enquanto sintoniza-se com o problema pensando e/ou falando sobre ele.

A técnica, refinada e difundida por Gary Craig, se baseia em descobertas realizadas pelo Dr. Roger Callahan, PhD, psicólogo norte americano que também estudava acupuntura e cinesiologia aplicada. A EFT faz parte da grande área chamada psicologia energética;baseia-se em várias teorias de medicina alternativa, principalmente a antiga filosofia chinesa do chi, sendo a “força vital” que circula por todo o corpo. Emoções negativas guardadas causam desequilíbrio (bloqueio) energético, impedindo que essa energia flua livremente pelos meridianos.

E é exatamente nisso que a técnica (EFT) atua. Ao tocar em pontos meridianos no corpo liberam-seos bloqueios de energia causados pelas emoções negativas reestabelecendo o equilíbrio (fluxo) energético, permitindo, assim, que nossa essência – de felicidade e paz interior – se aflore.

Para quais problemas a EFT pode ser usada?

Esta técnica pode ser usada para quaisquer problemas de cunho físico e/ou psicológico. Isto porque a EFT assim como as demais terapias holísticas e a Medicina Tradicional Chinesa (que inclui a acupuntura) não separam Corpo e Mente, ou seja, essa dicotomia é inexistente. Por essa perspectiva os problemas físicos estão relacionados à psique e vice-versa.

Podemos usar a EFT para ansiedade, stress, irritabilidade, problemas de autoestima, depressão, síndrome do pânico, transtorno bipolar, transtornos alimentares e transtornos dismórficos corporais (anorexia / bulimia / vigorexia), TOC, etc. Bem como para desempenho físico, esportivo, cognitivo e profissional, emagrecimento, dores crônicas (ex.: dores de cabeça, coluna, tensão no trapézio, etc.), dores agudas; para qualquer vício (álcool, cigarro, drogas, comida, açúcar, jogos, etc.); traumas; fobias (medo exagerado de: aranha, altura, pessoas, lugar fechado, agulha, escuro, entre outros). Pensamentos e emoções negativas – como raiva, ódio, mágoa, tristeza, culpa, preocupações, etc. – e crenças limitantes podem ser dissolvidas em poucas sessões de EFT, mesmo que você não tenha consciência do que está guardado no seu inconsciente a EFT trará à tona os reais motivos pelo seu atual estado. Caso tenha dificuldade para encontrá-los, a ajuda de um profissional que trabalhe com a técnica ou um curso mais aprofundado se faz importante.

“Um século se passou desde que Einstein provou matematicamente que tudo no Universo é composto de energia e interligado. No entanto, a grande maioria das pessoas ainda vive segundo os ultrapassados princípios da Física newtoniana, segundo a qual o mundo é um mecanismo físico movido por uma série de ações e reações de causa e efeito.” (Bruce H. Lipton, Steve Bhaerman, 2013).

Você pode estar lendo isto agora e pensando: “Sou cético! Não acredito nessas coisas!” Então devo lhe contar que não é preciso acreditar na técnica, apenas fazê-la.

Participe da nossa lista VIP

Receba nossos textos em seu e-mail, participe e ganhe o manual de EFT básico.