Por detrás de tudo que te deixa mal está o medo.

Todos os seus problemas de hoje são o resultado de medos acumulados ao longo de sua vida. Rejeições, abandono, decepções, frustrações, arrependimentos, culpas e tantas outras emoções negativas acumuladas trazem sempre o medo de sentir novamente essas emoções que causam tristeza, raiva, mágoa e /ou solidão.

Um dos grandes medos do ser humano é a solidão. Isto acontece porque a grande maioria das pessoas não se sente bem com a própria presença. Como se sua própria companhia não fosse suficiente e agradável. A falta de paz interior causada pelo acúmulo de sentimentos e emoções negativas é o motivopelo qual as pessoas sofrem tanto.

Estas emoções vivas, mas escondidas em nossa mente inconsciente não nos permite viver plenamente o momento presente e estar em paz com ele.

Assisto a alguns programas da televisão fechada para analisar as questões emocionais por detrás dos problemas aparentes das pessoas. Um dos problemas recorrentes nos EUA é a questão do acumulo de objetos e lixo pelos chamados “acumuladores”.

Você já parou pra pensar por que determinadas coisas acontecem mais em uma região (país, estado, continente,…) que em outra? A resposta está no inconsciente coletivo.

Em praticamente todos os casos que vi sobre “acumuladores” eles tem uma dificuldade muito grande de realizar um gesto que, pra outras pessoas seria muito simples, o de jogar algo na lixeira. Eles simplesmente não o conseguem fazer.

Existe ali, claro, além de todas as emoções acumuladas interiormente que reflete nesse acúmulo externo, um apego àqueles objetos que, para outros, não faz o menor sentido. Mas para estas pessoas funciona como coisas que, de alguma forma, os preenche, para justamente não se sentirem sozinhos ou frente a frente com todos os sentimentos que eles carregam e precisam lidar.

Em alguns casos também a experiência da falta de condições financeiras, ter passado vontade, fome, etc…