Qual o significado de saúde?

Saúde não é simplesmente a ausência de doenças.

Segundo o dicionário, saúde é o estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital.

Sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

A palavra saúde provem do latim salus, ūtis “salvação, conservação (da vida)” .  No latim, esse termo “salus” designava o atributo principal dos inteiros, intactos, íntegros. Dele deriva outro radical – salvus -, que conotava a superação de ameaças à integridade física dos sujeitos. Salus, por sua vez, provém do termo grego holos (que significa inteiro ou todo), raiz dos termos holismo, holístico (que significa totalidade).

Não obstante,as definições de saúde e holístico estão envoltas no mesmo significado, não só pela etimologia das palavras, mas também pelas definições atuais de conceito de saúde, considerando o ser humano em sua totalidade – física, mental e social.