Racional ou Emocional?

Desde a infância, na escola, aprendemos que o que nos difere dos animais é a racionalidade (capacidade de raciocinar/ pensar). Por isso, recebemos o nome de homo sapiens“homem sábio”. Contudo, se somos seres racionais por que não conseguimos realizar de forma simples algo que está no nosso consciente? Algo que sabemos que devemos fazer e ainda assim não o fazemos? Ou quando estamos nervosos, irritados, etc porque tomamos uma atitude da qual nos arrependemos depois? Por exemplo: Por que não escolhemos alimentos saudáveis aos industrializados se já sabemos que essa primeira opção é a melhor para nossa saúde e estética? Por que não conseguimos seguir uma dieta de forma tranquila e prazerosa, se sabemos que alimentação equilibrada faz bem a saúde? Por que uma pequena parcela da população pratica exercícios físicos regularmente por ser benéfico a saúde , se praticamente todas as pessoas tem acesso a essa informação?

Enfim, por que não conseguimos agir com racionalidade se, teoricamente, somos seres racionais?

 

Você já parou pra pensar por que determinadas coisas acontecem mais em uma região (país, estado, continente,…) que em outra? A resposta está no inconsciente coletivo.

Em praticamente todos os casos que vi sobre “acumuladores” eles tem uma dificuldade muito grande de realizar um gesto que, pra outras pessoas seria muito simples, o de jogar algo na lixeira. Eles simplesmente não o conseguem fazer.

Existe ali, claro, além de todas as emoções acumuladas interiormente que reflete nesse acúmulo externo, um apego àqueles objetos que, para outros, não faz o menor sentido. Mas para estas pessoas funciona como coisas que, de alguma forma, os preenche, para justamente não se sentirem sozinhos ou frente a frente com todos os sentimentos que eles carregam e precisam lidar.

Em alguns casos também a experiência da falta de condições financeiras, ter passado vontade, fome, etc…